analytics

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Nova Formação: Formação 3D para Jogos

Formação 3D para Jogos

 
Próximas turmas:09/11/2013 à 01/02/2014 (Sábados )
11/11/2013 à 24/01/2014 (Noite )

Pré-requisitos
Familiaridade com ambiente operacional Windows

Conteúdo Programático
A formação tem como objetivo o desenvolvimento dos conteúdos necessários para a criação de objetos estáticos, animados e de personagens para jogos. Para esse desenvolvimento, serão apresentados os conceitos básicos do funcionamento de engines.

O curso começa com técnicas básicas de criação em 3D, passando pela manipulação de imagens e aplicação de texturas em materiais para modelos 3D. Após esta compreensão, conheceremos mais a fundo a modelagem como técnica, bem como com suas ferramentas.

Passado o conteúdo básico, conheceremos a engine Unity. Nela, além da compreensão de sua interface e da importação de objetos do 3D Max, veremos como montar um cenário e incluir objetos e personagens estáticos e animados, a fim de testar e criar o ambiente do jogo. Apesar de não ser vista a programação para engines, será visto o suficiente para montar e testar o cenário e personagens.

Após serem vistos os conteúdos da engine, serão apresentados os princípios de animação e a modelagem aplicada a jogos, passando pela criação de objetos, cenários e personagens. Para dar a possibilidade de criação tanto para engines quanto para vídeo e imagens, no último módulo presencial serão apresentadas ferramentas do 3D Max que não são exportadas para engines. Aqui então, será vista a iluminação e renderização no 3D Max.

Por último, em um módulo de ensino a distância, será vista a otimização da malha e de texturas para engines. Aqui o objetivo será o de melhorar nossos modelos para tornar o jogo mais leve e bonito, compreendendo técnicas que reduzirão a quantidade de polígonos sem afetar o visual, ou muitas vezes até melhorando-o.

Todos os módulos estão distribuídos em 200 horas/aula, onde cada hora aula será de 50 minutos.


Cursos Intensivos desta Formação:
Alfamídia 3D: Introdução ao 3D - 20 horas
Neste módulo serão mostradas todas as áreas em que o profissional da área de 3D pode atuar no mercado Brasileiro e estrangeiro. Será aprendida a interface do 3dsMax 2013 e todo o fundamento de gerencialmente básico de projetos no 3sdMax. Conheceremos as primitivas standard do 3dsMax 2013, as novidades do mesmo e o fluxo de trabalho correto para a navegação ágil na Viewport.

Adobe Photoshop CS6 - 40 horas
Visualização e tratamento de imagens, modos de cor, técnicas de seleção e colorização, uso de layers, aplicação de blends (mesclagens), retoque de fotografias e correção através da aplicação do preenchimento sensível ao conteúdo, utilização do Refine Edge para seleções em fundos complexos, familiarização com a ferramenta pen com foco em seleção, resolução de imagens e exportação de arquivos.
No Photoshop também poderemos criar layouts para sites de forma bem simples e ágil.

Alfamídia 3D: Materiais e Textura - 20 horas
Neste módulo será mostrado a principal diferença entre materiais e textura no 3dsMax 2013. Você verá a importância que a criação de um material foto realista tem dentro de um projeto e como faze-lo da forma correta. Terá também uma breve introdução aos renderizadores, pois cada material tem seu renderizador próprio. Iremos criar todos os materiais e inserir em cenas já modeladas e iluminadas.

Alfamídia 3D: Modelagem Lowpoly - 20 horas
Técnicas de modelagem utilizando baixa taxa de polígonos, usada normalmente em games. Nesta etapa o aluno começa a entender conceitos de modelagem 3D

Alfamídia 3D: Iluminação - 20 horas
Iluminação é o coração de toda a cena 3D. Junto com os materiais, iluminação consegue dar o aspecto foto-realista desejado. Neste módulo o aluno irá estudar os princípios de cores, luzes, iluminação artificial, natural e controle de exposição. Como laboratório, os alunos irão iluminar cenas já modeladas e texturizadas.

Alfamídia 3D: Processos de animação para jogos - 20 horas
A animação é utilizada em diversos propósitos do desenvolvimento de jogos. Com o objetivo de apresentar os recursos de animação do 3D Max para a movimentação de objetos e personagens. Seja por posição, modificador ou por bones, os processos de animação apresentarão estas situações a partir de modelos e cenários prontos.

Alfamídia 3D: Princípios de utilização da Unity - 20 horas
Nada como testar os objetos, animação e texturas diretamente em uma engine para a correta avaliação do desenvolvimento do trabalho. Por esse motivo, serão apresentados os princípios de uso de engines, tendo como base a Unity. Esta poderosa engine nos permite o teste de objetos sem a necessidade de mexer na programação, tornando-a muito prática para o desenvolvimento feito no 3D Max.

Alfamídia 3D: Modelagem aplicada a jogos - 40 horas
A modelagem aplicada a jogos será vista a partir de suas ferramentas e técnicas de desenvolvimento. A técnica baseada na modelagem lowpoly tem como objetivo a economia de poligonos, que é fundamental para a otimização para engines gráficas como a Unity. Posteriormente serão apresentadas as técnicas para transformar os mesmos modelos em highpoly, com o propósito de uso para vídeos de teasers de jogos ou de outras apresentações com qualidade visual superior a da suportada pela engine.

Alfamídia 3D: Finalização de cenas - 20 horas
Tendo como propósito a criação imagens e de vídeos, neste módulo serão vistas as técnicas de criação de cena dentro do 3D Max. Ao invés de trabalhar com a montagem de cenário, iluminação e renderização da Unity, neste módulo teremos a finalização em alta definição através do 3D Max com a poderoso renderizador VRay. Tendo como propósito a renderização de animações e imagens conforme a qualidade necessária para posterior edição, serão compreendidas as técnicas de produção.

Alfamídia 3D: Otimização de geometrias e texturas EAD - 20 horas
Devido a renderização em tempo real que é utilizada em jogos, a modelagem de objetos e personagens sempre deve ter o menor número de polígonos. Por esse motivo, além do uso de técnicas para a redução de polígonos, também temos a melhoria visual de partes que seriam modeladas sendo transformadas em textura, a fim de reduzir os polígonos sem alterar o visual do que foi modelado

Nenhum comentário:

Postar um comentário