analytics

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Tudo que você imagina perguntar sobre a Formação Master Gestor de Infraestrutura

A Formação Master Gestor de Infraestrutura irá me preparar para fazer o quê?

   O objetivo da Formação Master Gestor de Infraestrutura é prepará-lo para administrar redes de computadores e o ambiente de informática de uma empresa.

   Em sua casa, quando seu computador apresenta algum problema, ou você precisa instalar algum software, você mesmo resolve, ou chama um técnico para resolver para você. Em uma empresa, não é de todo diferente, só que estamos tratando de algo imensamente mais complexo.

  Não apenas temos muitas vezes muitas pessoas, com muitos computadores diferentes, que precisam de suporte técnico. O que temos é ambientes de software e hardware muito mais sofisticados. Por exemplo:

   - A empresa pode ter um banco de dados que precisa estar operando 24 horas por dia;
   - Os dados não podem simplesmente ser perdidos se um disco der problema;
   - Os software precisam operar em conjunto, sem que um interfira no funcionamento do outro
   - O acesso a internet muitas vezes precisa ser monitorado ou restrito

   Na verdade, milhares de questões como as acima são muito mais críticas em uma empresa que em um ambiente doméstico, mas mais importante que todas elas é uma questão crucial:

   - A infraestrutura de tecnologia precisa atender os objetivos estratégicos da empresa.

   Esta simples frase já revela que o trabalho de um profissional de infraestrutura vai muito além da dimensão simples de endereçar questões técnicas.


Então, a Formação Master Gestor de Infraestrutura não vai apenas me ensinar a dar suporte técnico?

   Prestar suporte a um computador é a atividade mais simples de um profissional de infraestrutura.

   No aspecto técnico, este profissional precisa aprender a suportar ambientes com servidores Windows, servidores Linux, ou ambos. São estes servidores que rodarão os bancos de dados, controlarão o acesso a Internet, garantirão a segurança dos dados, etc.

   Adicionalmente, a formação apresenta conceitos de ITIL, COBIT, PMI, que visam preparar o aluno para trabalhar com modernos conceitos de governança e gestão de projetos.


Quer dizer que fazendo a Formação estou pronto para ser gerente de TI de uma grande empresa?

    Calma, pera lá!

    Nenhuma empresa vai colocar um gerente de TI inexperiente. O objetivo desta formação é dar o primeiro passo. Ela é voltada para quem ainda não é um administrador de redes experiente, e ensina em primeiro lugar a gerenciar servidores linux e windows.

   Assim, esta formação prepara-o para entrar no mercado de trabalho na área. Com ela, você estará pronto para INICIAR um trabalho como estagiário, trainee ou mesmo funcionário de uma empresa, prestando os primeiros trabalhos de suporte a um ambiente de informática.


Mas se eu estou recém aprendendo a gerenciar servidores, por que vou também aprender estes conceitos de gerenciamento de projetos, governança, etc.

   Cada vez mais, as empresas tem como um de seus objetivos estratégicos da área de TI justamente alinhar a área com os objetivos da empresa. Crescer nesta área significa entender mais que os aspectos técnicos, mas também como a TI contribui para a empresa.

   Inúmeras vezes temos visto profissionais que, após desempenhar um bom trabalho técnico, começam a ter cada vez mais decisões em suas mãos. Começam a definir projetos, gerenciar outras pessoas, definir processos.

   A Formação Master Gestor de Infraestrutura não o prepara apenas para administrar computadores, mas principalmente, para entender como esta atividade se encaixa dentro do ambiente maior da empresa como um todo, preparando-o para um crescimento profissional ao longo do tempo.


Mas eu posso realizar esta formação sem ter experiência prévia na área?

   Sim. A formação foi desenvolvida para preparar o aluno que não tem experiência prévia com administração de computadores para entender como gerenciar ambientes com servidores linux e windows.

  Experiência e naturalidade com o uso do computador, porém, são importantes. Se você não é uma pessoa com naturalidade com o computador, é de se refletir se faz sentido entrar nesta área.

E o mercado de trabalho na área, como está?

   O Brasil está com uma enorme carência de profissionais nesta área. A cada dia, está mais difícil para as empresas conseguirem mão-de-obra qualificada.

   Emprego não é difícil de conseguir. A qualidade deste emprego, porém, é uma questão que vai depender de você.

   Há vagas abertas de todos os perfis, desde um iniciante para atuar com suporte de informática, até cargos bastante sofisticados e bem remunerados, que, porém, naturalmente exigem experiência.

   A Formação Master Gestor de Infraestrutura é um bom lugar para iniciar com um diferencial. Não é todo profissional da área que tem naturalidade para administrar tanto Linux quanto Windows, e ainda tem conhecimentos de PMI, ITIL, Cobit. 

   Porém este é só o primeiro passo. Para as melhores posições, você terá que se qualificar de forma a se diferenciar.

   Esta é uma área que exige aprimoramente constante. Estamos falando de estudar literalmente a vida inteira. Novos sistemas operacionais, novas metodologias, novos hardwares surgem continuamente.

   Em resumo, tenha certeza que você gosta de computadores para escolher esta profissão. O mercado está aquecido, mas se estudar sobre estes temas não é para você, avalie bem esta escolha.


Então, o que eu faço agora?

   Este texto foi pensado para responder algumas perguntas, mas você deve ter MUITAS OUTRAS! Não queremos que você assuma o compromisso de um curso de mais de 400 horas em um impulso. Ligue para nós (51 - 3073-2100) ou nos envie um e-mail para info@alfamidia.com.br que nossa equipe tem todo o interesse em auxiliá-lo a escolher a formação certa para você.

   Também visite o site da Formação Gestor de Infraestrutura para verificar os conteúdos programáticos e datas dos cursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário