analytics

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Tudo que você imagina perguntar sobre a Formação Master Designer Digital Alfamídia

A Formação Master Designer Digital irá me preparar para fazer o quê?

   O objetivo da Formação Master Designer Digital é prepará-lo para atuar como Designer Gráfico, tanto na área impressa - produção de folders, cartazes, anúncios em jornal, outdoors, etc. - quanto na área online - design de sites, blogs, banners, etc.

   Quando você acessa um site, na hora você tem uma série de percepções a respeito do mesmo. Você pode encontrar fácil as informações que o mesmo disponibiliza, ou pode achá-lo confuso; Pode ter uma percepção que é um site visualmente agradável e/ou profissional, ou que foi feito de forma amadora; Pode ter impressões subjetivas de um site conservador, arrojado, corporativo, divertido.

   O mesmo acontece na mídia impressa. Ao olhar um folder, um anúncio, um catálogo de produtos, eles transmitem uma certa impressão a respeito do produto e da marca da empresa.

   É papel do Designer Gráfico transmitir nestes materiais, sejam impressos, sejam online, a mensagem que se deseja transmitir.
Esta formação exige que eu tenha uma faculdade de design? Ou ela ocupa o lugar de um faculdade?

   Na nossa visão, nenhuma das duas coisas.

   A Formação Designer Digital vai lhe dar todos os instrumentos para produzir seu trabalho. Ao final da formação você saberá criar um anúncio em jornal, construir um site, diagramar um conteúdo, utilizando os softwares utilizados pelo mercado.

   Não ter formação na área não será um impedimento para seu aprendizado, pois o curso assume que você não conheça previamente estas ferramentas, além de introduzir os conceitos de criação, planejamento, arte-final e outros essenciais para um Designer. Muitos profissionais que atuam hoje com designers ou web designers, não fizeram um curso superior de Design Gráfico.

  Dito isto, o contraponto é que uma formação superior na área faz, sim, muita diferença. Somente com uma faculdade ou muita experiência e disciplina para trabalhar e estudar por conta irão lhe dar toda uma visão ampla sobre processos de criação, escolas, tendências, que permitirão um trabalho de altíssima qualidade.

   Nossa visão, assim, é que a Formação Master Designer Digital prepara-o para entrar no mercado de trabalho - nossa experiência é de ver centenas de alunos que saem de nossos cursos e já começam a desenvolver pequenos projetos de design - mas não substitui uma faculdade, sendo complementar a formação superior. Fazer a Formação Master e depois uma faculdade, ou ou oposto, ou fazer a Formação Master durante a faculdade, são todas opções que temos visto em inúmeros de nossos alunos.


Se meu interesse é principalmente desenvolver sites, esta é a formação certa para mim?

   Depende.

   Esta é uma das duas formações que a Alfamídia oferece. A outra é a Formação Master Web Designer.

   Ambas contém o mesmo conteúdo de Web Design, porém hoje em dia um profissional precisa de um conhecimento cada vez mais amplo para se manter competitivo no mercado.

   O melhor é conhecer as duas formações e conversar com nossa equipe pedagógica para definirem juntos o que é melhor para você.

  De um modo geral, profissionais que atuam com Web Design geralmente chegam a área por dois caminhos distintos:

   Há os profissionais da área do Design. Criativos, com naturalidade para trabalhar com cores, fontes, diagramações, eles geralmente se especializam no Design do site propriamente dito. Para estes a Formação Designer Digital é a ideal.

  Há também os profissionais cuja origem é a área da informática. Eles desenvolvem sistemas para web, trabalham com linguagens que dão mais interatividade ao site e permitem recursos dinâmicos, têm naturalidade com aspectos mais técnicos. Para estes, indicamos a Formação Master Web Designer.


Mas eu tenho que ter talento para ser um Designer Digital?

   Nós acreditamos que, como em qualquer área, você precisa principalmente gostar do que faz.

   Se você é muito criativo, tem naturalidade para desenhar, diagramar, trabalhar cores, vale mesmo a pena avaliar se este não é seu verdadeiro caminho profissional?

   E se você não tiver este talento todo? Se você também não gosta de trabalhar com criação e design, talvez seja mesmo o caso de pensar em outra área. Mas, se você gosta, não desanime. Primeiro, muitas pessoas desenvolvem seus talentos com o tempo. Segundo, e mais importante, esta área é dinâmica e em contínua mutação. Talvez você descubra que sua especialidade e diferencial, na área, seja em estruturar a informação de um site, ou em trabalhar recursos de usabilidade, ou ainda em outras atividades com igual demanda de mercado. Existem muitos talentos diferentes e muitas atividades específicas diferentes que podem garantir um espaço para o profissional. Com o tempo, você pode descobrir onde seu talento e suas afinidades melhor se alinham com uma carreira na área.


E como é o mercado de trabalho na área?

   Vou responder com mais um "Depende".

   O que é "mercado de trabalho" para você?

   Se é simplesmente conseguir um emprego em uma agência de publicidade para desenvolver anúncios, ou em uma empresa para trabalhar o material gráfico da mesma, o mercado está razoável. Bom para os melhores, não tão bom para quem não consegue se destacar.

   Porém, nesta área mais que em qualquer outra, temos observado algo curioso em relação a nossos alunos. Eles são, em grande número, empreendedores. Os melhores e mais dedicados rapidamente começam a atuar por conta própria, às vezes antes mesmo de terminar o curso, desenvolvendo trabalhos gráficos e sites diretamente para clientes ou como terceiros de empresas. Alguns, temos visto, atuam mesmo prestando serviços pela internet para clientes fora do país.

   A área de atuação do Designer Digital é ampla e flexível, mas ao mesmo tempo dinâmica. Há oportunidades de começar a trabalhar em pouquíssimo tempo. Buscar um emprego sem antes ter esta experiência prévia de desenvolver seu próprio trabalho e 'ir para o mercado', porém, poderá ser mais difícil.

   Mesmo se o que você busca é um emprego, trabalhar em pequenos projetos próprios para ganhar experiência é um passo que pode se mostrar importante nos processos seletivos das empresas.


Então, o que eu faço agora?

   Este texto foi pensado para responder algumas perguntas, mas você deve ter MUITAS OUTRAS! Não queremos que você assuma o compromisso de um curso de mais de 400 horas em um impulso. Ligue para nós (51 - 3073-2100) ou nos envie um e-mail para info@alfamidia.com.br que nossa equipe tem todo o interesse em auxiliá-lo a escolher a formação certa para você.

Que pena que vocês só ministram a Formação Master Designer Digital em Porto Alegre...

    A Formação Master Designer Digital só é ministrada em Porto Alegre. Mas a Formação Master Designer Digital Online é ministrada para todo o Brasil. Não se trata de um EAD típico, mas um curso ao vivo, em que você assiste diretamente no computador, conversando diretamente com o instrutor.

   Quer saber mais, vale o mesmo: (51 -3073.2100) e info@alfamidia.com.br

   Visite também o site da Formação Master Designer Digital para conferir próximas datas e conteúdo programático.


Nenhum comentário:

Postar um comentário