analytics

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Tudo que você imagina perguntar sobre a Formação Master Desenvolvedor Alfamídia

A Formação Master Desenvolvedor irá me preparar para fazer o quê?

   O objetivo da Formação Master Desenvolvedor é prepará-lo para atuar no desenvolvimento de software para a Web e para dispositivos móveis.

   Quando você acessa um site na Internet, muitas vezes ele contém apenas informações estáticas, que são atualizadas manualmente por um web designer. É o caso, por exemplo, de alguns sites institucionais de empresas.

   Entretanto, é cada vez mais comum hoje em dia que os sites pelos quais você navega utilizem alguma linguagem de programação, seja para mostrar produtos, seja para permitir que você faça compras online, etc.

   Desde um simples sistema de loja eletrônica até portais sofisticados e redes sociais como Twitter e Facebook, todos estes sites são desenvolvidos em uma linguagem para a Web.

Isto significa que, ao completar todos os cursos da formação, estarei pronto para desenvolver qualquer software para Web?

   Muita calma nesta hora. Os vários cursos que compõem a Formação Master Desenvolvedor vão ensiná-lo os fundamentos essenciais para o desenvolvimento de software (lógica de programação, acesso a bancos de dados) e várias linguagens muito utilizadas hoje em dia para programação (Javascript, Java, PHP, entre outras).

   Você estará pronto para COMEÇAR a desenvolver para a web e para dispositivos móveis, inclusive criando seus primeiros sistemas online. Somente anos de experiência vão torná-lo um desenvolvedor de software experiente, mas os cursos da Formação Master Desenvolvedor irão colocá-lo no caminho certo e lhe ajudarão nos primeiros passos.

Mas eu posso realizar esta formação sem ter experiência prévia na área?

   A resposta é sim. Sim, você pode realizar esta formação sem ter feito outro curso preparatório antes, sem ter desenvolvido em outras linguagens, etc. Mas é um sim que exige ALGUNS CUIDADOS!

   A área de Desenvolvimento de Software é uma área com grande demanda de mercado (falaremos disto a seguir), cujos salários tem crescido ano a ano, e com grande flexibilidade de opções de atuação. Isto, naturalmente, é um fator que atrai pessoas para este mercado. Porém, também é uma área muito exigente: você terá que estudar continuamente, nunca parar de aprender novas linguagens e metodologias, e fazer um grande esforço para começar a dominar este conteúdo. Algumas - poucas - pessoas têm uma certa naturalidade para entender e trabalhar com programação. Para a grande maioria, dar os primeiros passos nesta área é um grande desafio.

   Então, a Formação Master Desenvolvedor tem pré-requisitos? Não. Mas é uma formação desafiadora, que exige muita dedicação do aluno, pois a área de desenvolvimento de software é uma área exigente.

Tá, mas se a área de Desenvolvimento de Software é difícil, por que não estudo outra coisa?

   Boa pergunta!

   Primeiro, o mais importante é você saber o que você gosta, quais são suas qualidades e interesses.

   Se você gosta de matemática, raciocínio lógico, desafios, quebra-cabeças, então provavelmente esta área e este curso são para você.
  
   Em segundo lugar, vale a pena olhar a questão pelo outro lado. É justamente o fato de desenvolvimento de software ser considerado por muitos como uma área difícil (e o mesmo raciocínio vale também para as engenharias e outras áreas das 'exatas') que tem contribuido para a escassez de mão-de-obra. É possível que nesta área você tenha oportunidades que exigiriam anos de dedicação em outras áreas de atuação.

Opa. Oportunidades? Que Oportunidades?

   A área de desenvolvimento de software é nova, em grande crescimento e contínua mutação, e com uma enorme carência de mão-de-obra especializada. Na Alfamídia temos convivido com inúmeras histórias de pessoas que acharam excelentes caminhos de crescimento profissional desenvolvendo software, e é difícil imaginar muitas outras profissões em que histórias semelhantes poderiam acontecer de forma tão rotineira.

   Entre as oportunidades reais e que são histórias concretas de ex-alunos da Alfamídia:

   - Desenvolver um novo software ou produto e montar uma empresa a partir do mesmo
   - Ser contratado por uma empresa internacional, e ser convidado a trabalhar no exterior
   - Prestar serviços trabalhando de casa, inclusive para empresas fora do país

Quer dizer que se me tornar um Desenvolver de Software, meu futuro profissional está garantido?

   Não. Definitivamente não!

   Primeiro, lembre que falamos que é uma área em contínua mutação. Isto significa que não temos mesmo como saber o futuro. Tudo indica que cada vez vai ser mais difícil para as empresas encontrar mão-de-obra especializada, o que já é um excelente indicativo para o futuro profissional de um desenvolvedor. Mas também sabemos que esta contínua transformação exige que você esteja sempre aprendendo coisas novas. Pisque o olho, e você pode estar obsoleto.

   Segundo, mas talvez mais importante: Existe uma excelente oportunidade para quem é um Excelente desenvolvedor de software.

   Se você vai ser um Razoável desenvolvedor de software ou, pior ainda, um desenvolvedor de software Fraquinho, seu futuro já não é mais tão garantido. Mas, principalmente, as grandes oportunidades, quando surgirem (trabalhar no exterior, montar seu negócio, etc.), podem não ser para você, se você não se destacar.

Tá, mas eu vou trabalhar exatamente no que? Onde?

   Esta é uma área com uma gama variada de opções. Temos visto, em nossos alunos, especialmente os mais experientes, muito mais uma questão de escolha baseada em gostos pessoais que propriamente uma imposição do mercado.

   Você pode trabalhar por conta própria, prestando serviços para clientes, desenvolvendo pequenos aplicativos.

   Você pode atuar como terceiro de empresas, desenvolvendo partes de projetos.

   Você pode buscar um emprego em uma pequena empresa, na qual você normalmente tem mais autonomia e liberdade.

   Você pode buscar uma colocação em uma empresa de grande porte ou mesmo uma empresa multinacional.

   Mas, veja, estas oportunidades estão disponíveis para o profissional experiente e bem colocado no mercado. O início, como em qualquer área, sempre é mais difícil, e é bem possível que você comece prestando pequenos serviços, fazendo um estágio ou buscando conseguir experiência de qualquer outra forma.

Ok, mas, voltando, o caminho para eu ser um Desenvolvedor de Software é a Formação Master Desenvolvedor da Alfamídia?

   Nós acreditamos que sim. Foram anos para construir esta formação especificamente com o objetivo de preparar o aluno para atuar nesta área. Embora existam inúmeras linguagens de programação para inúmeros tipos de atuação, e o profissional pode se especializar em diferentes tipos de atuação, o desenvolvimento para Web e para dispositivos móveis é, sem dúvida, a onda do momento e um das melhores opções para começar nesta área. Com mais de 400 horas de aula na frente de um computador, continuamente desenvolvendo software em diferentes linguagens, nós acreditamos que esta é uma experiência única e intensiva que irá posicioná-lo muito bem para entrar neste mercado.

Então, o que eu faço agora?

   Este texto foi pensado para responder algumas perguntas, mas você deve ter MUITAS OUTRAS! Não queremos que você assuma o compromisso de um curso de mais de 400 horas em um impulso. Ligue para nós (51 - 3073-2100) ou nos envie um e-mail para info@alfamidia.com.br que nossa equipe tem todo o interesse em auxiliá-lo a escolher a formação certa para você.

Que pena que vocês só ministram a Formação Master Desenvolvedor em Porto Alegre...

    A Formação Master Desenvolvedor só é ministrada em Porto Alegre. Mas a Formação Master Desenvolvedor Online é ministrada para todo o Brasil. Não se trata de um EAD típico, mas um curso ao vivo, em que você assiste diretamente no computador, conversando diretamente com o instrutor.

   Quer saber mais, vale o mesmo: (51 -3073.2100) e info@alfamidia.com.br


   Também visite o site da Formação Master Desenvolvedor para conferir datas e conteúdos programáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário